skip to Main Content

História da Instituição

O Centro Social Paroquial de Benfeita, Instituição Particular de Solidariedade Social (sem fins lucrativos), com sede em Benfeita, concelho de Arganil, distrito de Coimbra, foi criado por iniciativa da Fábrica da Igreja e ereta canonicamente por decreto Ordinário Diocesano de Coimbra.

Através das respostas sociais Centro de Dia, Serviço de Apoio Domiciliário e Estrutura Residencial para Idosos (ERPI), a Instituição tem procurado dar resposta à população sénior e família, trabalhando no sentido de promover uma melhoria da qualidade de vida daqueles que nos procuram.

Reportando à sua origem, em 1987 um grupo de pessoas ligadas à Igreja começou a trabalhar no sentido de implementar, na freguesia, um Centro de Dia. Inicialmente reuniam-se numa garagem, contribuindo cada pessoa com um ingrediente para o lanche, proporcionando-se o convívio entre os idosos.

Foram mobilizados recursos na comunidade e foi também solicitada a colaboração da Segurança Social.

Em Junho começou a funcionar o Centro de Dia, com uma frequência média de 55 utentes, residentes na sede de freguesia e que contaram com o apoio da Cáritas Diocesana de Coimbra, através da disponibilização de uma funcionária.

Concluída uma etapa, novas necessidades surgiam e o próximo passo seria trabalhar no sentido de alargar o apoio aos idosos, residentes nas aldeias que integram a freguesia.

O caminho foi-se percorrendo e a Instituição surgiu, tendo sido registada como tal, na Direção Geral de Segurança Social, em 1988. Neste mesmo ano, foi celebrado o primeiro acordo em Centro de Dia.

Novos projetos se impunham em função das necessidades sentidas pela comunidade e porque o objetivo sempre foi criar respostas que fossem ao encontro das necessidades reais da comunidade, com vista ao bem-estar de cada um, foi implementado o Serviço de Apoio Domiciliário, em 1990.

Os serviços inerentes às respostas socias funcionavam na Residência Paroquial e em 1993 foram realizadas algumas obras de adaptação, para melhorar o apoio aos utentes.

Em Março de 2001, adquiriu-se uma casa com quintal, anexa à Residência Paroquial e em Março de 2004, a Igreja doou ao Centro Social a dita Residência, tendo nesta data dado início ao processo de loteamento/ emparcelamento dos três prédios, processo que foi aprovado pela Câmara Municipal de Arganil em Dezembro de 2006.

Em 2007 foi elaborado o projeto para a criação da resposta Estrutura Residencial para Idosos, que depois de aprovado pelo Centro Distrital da Segurança Social, foi submetido à Câmara Municipal de Arganil, tendo a aprovação em Abril de 2008.

Em Março de 2009 deu-se início às obras e a sua conclusão ocorreu em Março de 2012. O custo foi de cerca de 800 mil euros, suportado pela Instituição e alguns donativos da Comunidade.

centro social e paroquial de benfeita

Em Abril de 2013, iniciou-se o apoio na resposta Estrutura Residencial para Idosos, tendo ainda, nesse ano, celebrados os primeiros acordos com o Centro Distrital de Solidariedade e Segurança Social de Coimbra.

Todas as Valências se encontram em pleno funcionamento, sendo esta Instituição uma referência na Freguesia de Benfeita e o principal fator de sustentabilidade a todos os níveis, com especial incidência na área social.

Back To Top